BPMS Directory

O mercado de Business Process Management System (BPMS) é novo, sendo que em geral os produtos diferem muito entre si até naquilo que consideram um “processo”. Para se escolher um produto é necessário, portanto, analisar detalhadamente o contexto de negócio em que vai ser aplicado, bem como a cultura da empresa que vai receber a nova tecnologia.

Para auxiliar os interessados na árdua tarefa de avaliar a tecnologia provida pelos diversas fornecedores e selecionar (ou não) uma ou mais delas, criamos esse “BPMS Directory”.

Temos aqui relacionadas análises de produtos elaboradas por fontes confiáveis, diretórios de produtos open source, bem como produtos desenvolvidos por fornecedores brasileiros e internacionais com presença local.

Se você é um fornecedor e gostaria de estar presente nesse diretório, envie um e-mail para a Equipe The BPM Experience.

Análises de BPMSs e Ferramentas Complementares

Diretórios de BPMSs Open Source

BPMSs Brasileiros (em ordem alfabética)

BPMSs Internacionais Presentes no Brasil (em ordem alfabética)

  • Adobe LiveCycle Workflow, da Adobe
  • BizAgi BPM Suite, da BizAgi
  • EMC Documentum Process Suite, da EMC
  • FileNet Business Process Manager, da FileNet (adquirida pela IBM)
  • IBM WebSphere BPM Suite, da IBM
  • iBOLT Business Integration Suite, da Magic Software
  • Intalio|BPMS, da Intalio
  • Java Composite Application Platform Suite, da Sun Microsystems
  • Metastorm BPM Suite, da Metastorm
  • Open Text Workflow Server, da Open Text
  • Oracle BPM Suite, da Oracle
  • Q-flow, da Urudata
  • TIBCO iProcess Suite, da TIBCO
  • Ultimus BPM Suite, da Ultimus
  • W4 BPM Suite, da W4

39 Respostas to “BPMS Directory”

  1. domenico morais Says:

    E uma pena que vocês esqueceram do BPMS de W4 que existe no Brasil e que é distribuido pela VCORE e pela portuguêsa D4B.
    O BPMS 2006 de W4 comporta uma ferramenta chamada W4Studio que é muito simples de usar diferente das outras soluções no mercado, e também BI e BAM. Além do que o serviço é muito bom não tivemos nenhum problema, e o preço muito acessivel para as pequenas e médias empresas como a minha.
    Obrigado pela atenção
    Domenico Morais

  2. Josmar Puch Says:

    Pessoal,

    no sentido de contribuir com o blog, sugiro acrescentar a lista de BPMSs Open Surce, o software Intalio Designer que está totalmente em conformidade com BPMN – OMG.

    wwww.intalio.com

    Abraços,
    Josmar

  3. The BPM Experience Says:

    Domenico,

    O W4 BPM Suite agora já faz parte do BPMS Directory.

    Grato pela dica.

    Equipe The BPM Experience

  4. The BPM Experience Says:

    Josmar,

    Como o Intalio|BPMS conta agora com presença local, também já faz parte do BPMS Directory.

    Grato pela dica.

    Equipe The BPM Experience

  5. Bruno Oliveira Says:

    Faltou a suite websphere da IBM.
    Abraços

  6. Luis Bender Says:

    Bruno, a IBM está representada no BPMS Directory pela IBM WebSphere BPM Suite.

    Um abraço,

    Equipe The BPM Experience

  7. Laurent Says:

    Bom dia,
    Uma ferramenta que pelo visto a maioria dos senhores não conhece, e é a que eu trabalho, é o Bonapart da Emprise, uma empresa alemã. Acredito que valeria a pena dar uma olhada a quem interessar.
    O site é http://www.emprise.de
    O site abre em alemão mas tem opção pra passar ele pra inglês.
    Abraço,

    Laurent

  8. Laurent Says:

    Bom dia,
    Só uma correção, o site direto para ver a ferramenta é http://www.emprise-process.com/

    Abraços,

    Laurent

  9. Luciano Borges Says:

    Senti falta do VPBA da Visual Paradigm como ferramenta para modelagem e o jBPM da JBoss como um BPMS e também o plugin para o eclipse do jBPM que permite desenhar os fluxos, apesar de não usar a notação BPMN.

  10. Carlos Aggio Says:

    Prezado,

    Senti falta do ISOSYSTEM BPM, da Softexpert (empresa líder nacional em softwares para gestão da Excelencia Empresarial) e o Webdesk Datasul

  11. Daniel Keller Says:

    Acredito que existe um outro sistema que poderia ser mencionado chamado CLARITY, que atualmente é de propriedade da CA.

  12. Odair Garcia Arouca Says:

    Olá, eu não vi na relação o software distribuído pela Urudata, o QFlow. Que é uma ferramenta em ascenção no mercado brasileiro.
    Abraços.
    Odair Garcia Arouca
    TI
    Helioprint Soluções

  13. Fabio Dagostin Says:

    Pessoal .

    Na lista de BPMSs brasileiro está faltando o Datasul Webdesk. Este produto é um composto de GED + Workflow e BPA + Portais Corporativos + Qualidade. Possui modelador gráficos de processos e com o Módulo de BPA é possível criar indicadores dos processos e visualizá-los através de Dashboards (paineis), dando subsídios gerencias para a tomada de decisão.
    No módulo de Ged, é possível editar documentos sem a necessidade de salvá-los localmente na máquina, através do recurso de Webdav. O Documento é editado On- Line !
    Confira mais sobre este poderosa ferramenta no site :
    http://www.datasul.com.br/vendasonline

    Fabio André Dagostin
    fabio.dagostin@datasul.com.br

  14. Carlos Aggio Says:

    Realmente o Webdesk está faltando, mas uma coisa é bom citar, modelador gráfico?? Desde quando existe isto no WDK Fabio? Existe sim um cadastro que gera a imagem do gráfico e na versão 3.0 pretende-se ter modelador gráfico…

    Carlos Aggio
    carlos.aggio@softexpert.com

  15. Luis Bender Says:

    Pessoal, conforme as solicitações, adicionei Webdesk e Q-flow, mas o ISOSYSTEM não creio que seja um BPMS, alguém tem outra visão a respeito?

    – Bender

  16. Carlos Aggio Says:

    Prezado Luis, Sinceramente, conheço o Webdesk como a palma de minha mão e quando vejo voce considerando o mesmo um BPMS e se questionando se o ISOSYSTEM é um BPMS fico bastante surpreso ?!?!? Sou o Gerente de Produto do ISOSYSTEM BPM e posso garantir a voce que o mesmo existe, tanto que é voce pode confirmar isto com a AMBEV, Chevron-Texaco, Avon entre vários outros no Brasil, com a Huf Portuguesa (maior fornecedora do mundo de partes para as montadoras), Aguas Andinas (America Latina), Avon (USA), Toyota (Argentina), etc.. etc.. De qualquer forma fica a critério seu acrescentar ou não a solução. No entanto, para mim uma solução de BPM deve atender todo o BPM Lifecycle (Mapping & Modeling, Automation & Integration, Deploy & Execution, Monitoring & Control e Analysis & Optimization) para então ser considerada um BPMS. De qualquer forma, voce pode realizar o download no site da SoftExpert do datasheet da solução para então tomar suas conclusões, creio que seria o primeiro passo para afirmar se um produto tem aderencia ou não a um conceito.

  17. Luis Bender Says:

    Prezado Carlos,

    Para um produto ser considerado um BPMS, é preciso que o mesmo seja capaz de executar o processo através de um componente normalmente denominado process engine. Consultei o site http://www.softexpert.com.br/processos.php e não consegui encontrar informações que indiquem que o ISOSYSTEM Process seja capaz de executar um processo. Se você tiver alguma outra referência que indique que o produto seja capaz de executar um processo, por favor me envie.

    Mas não fique preocupado, pois caso o produto realmente são seja um BPMS, isso não significa que o mesmo seja ruim ou que os clientes não possam estar satisfeitos, mas simplesmente que ele não se encaixa numa categoria de software. O ARIS Toolset, por exemplo, também não é um BPMS, e nem por isso a IDS Scheer se aborrece por isso.

  18. Carlos Aggio Says:

    Prezado Luis,

    A questão está longe de ser sobre aborrecimento, mas sim, sobre visão do mercado. Lembro que fui eu que citei o Webdesk como BPMS neste Blog, justamente pelos players que aqui estavam presente, como por exemplo um Atos Workflow que também conheço bem e está longe de ser um human-centric BPMS, algo que talvez ele nem se propoe a ser. Ou seja, voce considera este tipo de solução como um BPMS, o qual para mim é um mero Workflow e não um BPMS. De qualquer forma, uma solução que possui um Graphical Designer, eForms, Business Process Engine (aderente ao XPDL 2.0), Recurso de Simulação (Discrete Event), BI integrado, Reports, Audit Trail, integração a Document Management, Role-Driven, UI Customizável, Webservices e está em implementação do modelador BPMN e suporte ao BPEL realmente não deve ser um BPMS?? Sendo assim, qual sua definição de BPMS? Devo ter como benchmarking o Atos ou mesmo o Webdesk para saber quais requisitos deve compor um BPMS??

    Informações:
    http://www.softexpert.com/en/management-process.php
    http://www.softexpert.com.br/gestao-processos.php

    Ou voce pode realizar o download do flash da solução:
    http://www.softexpert.com.br/downloads.php?prod=Processos

    Creio que se realizar a leitura dos materiais perceberá o equívoco.

  19. Luis Bender Says:

    Olá Carlos,

    O objetivo do BPMS Directory é apenas de servir como referência de produtos e não realizar comparativos de produtos. A própria definição da “categoria” BPMS é subjetiva, sendo que os únicos requisitos básicos mínimos para figurar na lista é que o produto seja capaz de modelar, executar e monitorar um processo, nada muito complicado. Para definir quais produtos estarão na lista, conto com a documentação no site do produto e com a palavra das pessoas. Como você está dizendo que o seu produto é capaz de EXECUTAR processos, isso para mim basta.

    Na minha opinião, vocês precisam melhorar o site do produto, colocando mais informações, mais foco na execução do processo (não tem nenhum screenshot da lista de tarefas, por exemplo), pois não está fácil entender realmente o que é o produto com as informações atuais. Pelo site, parece mais uma ferramenta de modelagem de processos do que um BPMS.

  20. Gabriel Says:

    Saudações , gostaria de saber se existe alguma empresa ou orgão que esteja trabalhando com BPMS em brasilia , pois sou daqui , e gostaria muito de aprender .
    Grande abraço

  21. Domenico Morais Says:

    Desculpem mas so pra completar o Ibolt de Magic Softwares não é ao meu ver uma solução de Business Process Management mas uma ferramenta de EAI… porém podemmos emcontrar o Ibolt em varias outras soluções de BPM nas quais ela é integrada para conhecer essas soluções voces podem ir da uma olhadinha na pagina da Magic. http://www.magicsoftware.com.br/

    abraço

  22. Cleber Rampazo Says:

    Olá
    Ainda tenho duvidas com relação ao conceito correto do BPMS, gostaria de saer se o software oferecido no site: http://www.klais.com.br/index.html pode ser considerado um BPMS.
    grato,

  23. Cleber Rampazo Says:

    Olá,
    Alguem saberia me dizer se algum dos softwares acima, utiliza o conceito de mapeamento por objeto semelhante ao encontrado no site: http://www.gaussconsulting.com.br/si/site ?
    Achei o conceito interessante, mas não encontrei um software para utilizar.
    grato,

  24. Domenico Morais Says:

    Ola Cleber,

    Sei que o software da W4 possede uma ferramenta de mapeamento chamada Windisign, você pode da uma olhada na pagina: http://www.w4.eu/gestao_processos_analistas.htm

    Abraço,

  25. Cleber Rampazo Says:

    Olá Domenico,

    Obrigado, ja solicitei uma demosntração…

    grato,

  26. Felipe B. Bahiense Says:

    Senhores,

    Sou Diretor de Operações da Neomind, empresa Brasileira, cediada em Joinville, assim como algumas que lêmos aqui.
    Aproveito a oportunidade de exibir e inscrever nossa solução de ECM neste contexto, possuímo módulo BPMs, vejam em: http://inglaterra.neomind.com.br/fusion/file/download/281. Algumas funcionalidades do nosso produto tenho certeza nenhuma empresa nacional poder apresentar, tais como:
    – Wokflow baseado em contexto
    – Conceito de atividade ad-hoc
    – Formulários dinâmicos multi-relacional com edção gráfica
    – Formulário externo, permitindo integração com soluções de terceiro sem a necessidade de escrever uma linha de código
    – entre outras.

    Abraços

    Felipe Bahiense

  27. Luis Bender Says:

    Olá Felipe, a solução da Neomind foi adicionada à lista.

    Um abraço,
    Luis Bender

  28. Diego Ziquinatti Says:

    A Oracle não comprou a BEA? Se sim, não seria interessante atualizar a lista de BPMS tools, unindo o Oracle/BEA?

  29. Carlos Aggio Says:

    Prezado Luis,

    Olá, poderia por favor atualizar o nome do produto ISOSYSTEM Processos para SoftExpert BPM Suite, pois a nova versão da ferramenta foi lançada e este é o novo nome para a solução de BPM.

  30. Luis Bender Says:

    Diego e Carlos,

    Obrigado pelas sugestões, já efetuei as alterações correspondentes.

    Um abraço,
    Luis Bender

  31. Carlos Massa Says:

    Não foi mencionado o produto Bizagi suite (com mais de cem mil copias vendidas) Possui tres modulos .O modulo Process Modeler e free. Os outos dois (Bizagi Studio e Server) fecham o ciclo completo da aplicação (desenho ,automação ,ejecução e controle) tudo isso com ZERO CODIGO DE PROGRAMAÇÃO.
    http://www.bizagi.com
    Abraços

  32. Marcio Cirillo Says:

    Bom dia.

    A Oracle disponibilizou a ferramenta Oracle BMP para download sem necessidade de licensas segue o link abaixo:

    http://www.oracle.com/technology/products/bpm/index.html

    Abraços

  33. STEFERSON Says:

    Boa tarde,

    Estou precisando de uma ajuda para uma pesquisa de trabalho!! quais são os requisitos basicos de uma ferramenta de BPMS?? preciso dessa informação com certa urgencia !
    grato a todos

  34. Rafael Vanat Says:

    Bom dia,

    A TOTVS (dona da DATASUL) lançou a nova versão do Webdesk, agora este se chama By You ECM. O Graphical Designer e Workflow engine foram aprimorados buscando melhor conformidade com BPMN além outras várias melhorias.

    Podes conferir no site:
    http://www.totvs.com/tecnologia/ecm

  35. Flávia Egypto Says:

    Eu trabalho em RH no RJ, e tenho vagas para desenvolvedor pleno e analista de suporte ào BPMS, se você puderem me ajudar a encontrar estes profissionais!

    Por favor entrem em contato, com o e-mail:
    flavia.egypto@luandre.com.br

  36. Ronnie Peterson Says:

    Pessoal, desde que conheci o BPM venho questionando a utilização do BPMS e nunca achei um artigo que falasse do BPMS na prática.

    Participei do BPM Day de Fortaleza, e lá apresentaram cases do uso de BPMS, mas nenhum atendeu as minhas expectativas e reforçou idéia que tenho que BPMS não serve hoje em dia, parece meio louca a idéia, mas até AGORA, é o que vejo.

    Trabalhei como analista de processos, na implantação dos processos da ITIL na área de TI em uma grande empresa. Desenhamos os processos baseados no BPM e usamos uma ferramenta da IBM, o TSRM – Tivoli Service Request Management para automatizar os processos, principalmente os da Central de Serviços. Apesar de ter modelado em BPM usando o Bizagi, a automação no SRM usava uma linguagem diferente, mas conseguimos fazer.

    Até agora, foi a única experiência onde vi ganhos reais. Essa empresa estava abrindo o capital e após a conclusão do projeto de Governança de TI fui para a implantação do SAP, e vi que o BPMS não caberia nesse projeto. Apesar de existir a ferramenta da SAP de BPMS não consegui visualizar o BPMS rodando junto com um ERP de grande porte como SAP ou EBS.

    Como falei, no BPM Day os cases de sucesso são em pequenas empresas, sem ERP, onde o BPMS é para a parte de aprovação e solicitação de pagamentos ou materiais. Coisas que são contempladas pelo SAP ou EBS. Na verdade em 90% dos cases que vi, o BPMS age nisso ou na aprovação de documentos, é mais um workflow e um GED.

    Na atual empresa que estou, temos o EBS instalado e estamos amadurecendo o conceito de BPM. Sendo assim, estamos focando na modelagem e no processo atual para identificar melhorias e os ganhos estão bons. Modelar é muito bom e trás retornos bem legais com o uso do BPM, mas não vejo espaço para BPMS.

    Mas como falei, sou novo e ainda não vi nada que me convencesse a pensar diferente. Defendo o BPM, mas o BPMS ainda não me conquistou.

  37. cccam for free Says:

    Very quickly this website will be famous among all blogging and site-building
    people, due to it’s nice articles


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: