Análise Crítica da Execução: Foco no Resultado

Por Maurício A. Santos, ProcessMind

Fazer a análise crítica do negócio significa verificar se as atividades executadas para  implantação dos objetivos estratégicos e/ou melhoria dos processos viabilizaram o alcance das metas traçadas e das estratégias planejadas. Esta avaliação engloba duas atividades distintas e complementares.

  • ANÁLISE CRITICA DA ESTRATÉGIA: ao final de cada ciclo de execução planejado os gestores, juntamente com a alta direção, devem fazer uma análise mais profunda dos resultados alcançados com os projetos estratégicos executados. Neste momento o foco deve estar em verificar se realmente as ações executadas estão levando ao alcance das metas estratégicas.
  • ANÁLISE CRÍTICA DOS PROCESSOS: compreende verificar se os projetos de análise dos processos foram executados, se as melhorias planejadas para cada processo estão sendo implantadas e, mais importante, se as mudanças estão gerando uma melhor performance dos processos, tanto em termos qualitativos como quantitativos.

Em ambos os casos, as análises servem para definir as alterações necessárias para os próximos ciclos de trabalho, sendo um insumo importante tanto para a  próxima etapa de Planejamento Estratégico, bem como para a revisão do modelo de valor por processos da empresa.

Um dos problemas mais comuns que encontramos nas empresas é as reuniões de análise crítica não serem realizadas regularmente, com a “desculpa” de falta de tempo dos gestores em função das muitas atividades que precisam ser feitas. Os projetos muitas vezes ficam esquecidos e só voltam a ser analisados ao final de cada  ano de trabalho,visando o próximo planejamento. Com isto, perde-se uma ótima oportunidade de corrigir os problemas ao longo do ano e garantir uma maior eficácia da execução dos projetos estratégicos e de processos.

Por outro lado, percebemos claramente que as empresas que imprimem uma disciplina de análise crítica do negócio, normalmente ao final de cada trimestre, conseguem se antecipar aos problemas que aparecem ao longo do ano e obtem muito mais sucesso na execução da estratégia planejada.

Publicado em BPM, Estratégia. 2 Comments »

2 Respostas to “Análise Crítica da Execução: Foco no Resultado”

  1. Semana em TI [245] - LecomLecom Says:

    […] de retrabalho! 3.    O que fazer primeiro??? 4.    Propósito para a transformação 5.    Análise Crítica da Execução: Foco no Resultado Aproveite e uma ótima leitura! E não se esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: […]

  2. mandyshepard10289 Says:

    Please contact me about this blog name – as it appears you have not used it since 2006 perhaps you would assign it to me as I would like to use it for educational purposes. Thank you. Come on http://tropaadet.dk/mandyshepard10289081845


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: