Alinhamento Estratégia e Processos 2 – Governança

Por Maurício A. Santos, ProcessMind

No primeiro post desta série, escrevi sobre a importância de se implantar o modelo de gestão por processos da empresa de maneira alinhada ao modelo de negócio elaborado durante o planejamento estratégico corporativo. Neste segundo post vou abordar como imaginamos a estrutura para se garantir uma gestão integrada e sinérgica tanto dos processos como dos objetivos estratégicos definidos.

A premissa básica desta estrutura é garantir que não haja dispersão de recursos e energia para o planejamento, coordenação e execução das principais iniciativas estratégicas definidas. Em outras palavras, fazer com que as equipes atuem de forma integrada maximizando a geração de valor para a empresa e seus clientes.

Na nossa visão esta atuação integrada envolve quatro frentes de trabalho:

  • Equipe de Gestão da Estratégica: responsável pela condução do ciclo anual de planejamento e acompanhamento da execução da estratégia, através dos seus objetivos e intervenções estratégicas;
  • Equipe de Gestão de Processos: responsável pelo planejamento anual dos projetos de mapeamento, melhoria e automação dos processos e coordenação de sua execução;
  • Equipe de Gestão de Projetos: responsável pelo planejamento, execução e controle dos projetos corporativos definidos durante o planejamento estratégico ou nas análises de de processos
  • Equipe de Automação de Processos: responsável pela execução dos projetos de automação de processos

A esta estrutura denominamos Centro de Excelência Estratégica (ou SCoEStrategic Center of Execelence), composto ainda por um comitê gestor da alta direção, cujo papel é decisório para priorização das atividades, validação das definições e análise crítica periódica dos resultados alcançados em cada frente de trabalho.

Centro de Excelência Estratégico

A análise crítica dos resultados, aliás, é o fator crítico de sucesso para implantação do SCoE. É imprescindível uma visão sistêmica sobre todas as iniciativas em andamento, e quais resultados estão sendo alcançados, evitando-se um olhar parcial sobre uma das frentes de trabalho em detrimento das demais.

O SCoE torna-se assim uma abordagem estruturada de gestão com o objetivo de materializar a criação de valor na organização de forma contínua e sustentável. Sua implementação não é simples, uma vez que envolve mudança de cultura e espírito de colaboração e cooperação dos envolvidos. Porém, os resultados são muito mais eficazes do que quando cada equipe atua de forma isolada, sem olhar o que está sendo feito pelas demais.

Publicado em BPM, Estratégia. 1 Comment »

Uma resposta to “Alinhamento Estratégia e Processos 2 – Governança”

  1. Vantagens e benefícios de uma suíte para Automação de Processos | Blog Lecom Says:

    […] Alinhamento, estratégia e processos 1 – Modelo de gestão Alinhamento, Estratégia e processos 2 – Governança […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: