Derek Miers no Brasil – Aprendizado e Troca de Experiências

Por Maurício A. Santos, ProcessMind

Na última semana de novembro tivemos a oportunidade de organizar e participar de dois cursos sobre gestão de processos ministrados aqui em São Paulo por Derek Miers, co-autor do livro “BPMN – Modeling and Reference Guide“, além de trocar muitas experiências e idéias sobre a melhor forma de condução da gestão de processos nas empresas. Experiência única e muito enriquecedora. O que de início parecia que iria ser uma via de uma mão só, acabou se tornando reveladora no sentido de descobrir que nós aqui no Brasil também temos muito a oferecer para a comunidade de BPM no mundo.

Foram dois cursos realizados na sede na Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) entre os dias 24 e 28 de novembro. Nos dois primeiros dias, o foco foi a notação de modelagem de processos BPMN (Business Process Modeling Notation). Permeado por diversos exercícios práticos, Derek nos apresentou todos os conceitos e fundamentos relacionados a cada objeto que compõe a notação, do mais simples ao mais complexo.  Além de ser uma notação simples de ser usada, o BPMN é bastante flexível podendo ser compartilhada tanto por analistas de processos como por desenvolvedores de software.

No segundo curso, entre os dias 26 e 28, Derek nos apresentou uma metodologia prática e eficiente para implementação de um projeto de gestão de processos, principalmente quando se envolve a automação de um processo através de uma ferramenta de BPMS (Business Process Management Suite). Esta metodologia, desenvolvida em parceria com seus colegas John Jeston e Joahn Nelis, procura trazer um plano de trabalho bem objetivo para os projetos de processos, realçando a importância de não se pular etapas importantes do mesmo, como por exemplo a fase de planejamento do projeto e alinhamento com as expectativas da alta direção da empresa. Cada etapa deve ser conduzida ao nível de detalhe necessário, sem exageros, e sempre com o foco no resultado final que deve ser a melhoria de performance do processo.

Ambos os cursos trouxeram novas idéias e sugestões sobre como melhorar a gestão de processos na sua empresa. Porém, mais do que isto, foi interessante ouvir do Derek comentários elogiosos sobre o nível da gestão de processos no Brasil, pelo que ele pode ver.  Segundo ele, de todos os cursos que ele promove em várias partes do globo, a audiência aqui foi das maiores e, além disso, de pessoas que veem processo não só pela ótica da tecnologia, mas também com a visão da gestão do negócio, ponto primordial para o sucesso de um programa de processos em uma organização.

Para nós da ProcessMind, mais gratificante ainda foi poder trocar experiências sobre metodologias e práticas de trabalho.  Para nossa surpresa (e não posso negar felicidade), Derek ficou entusiasmado com nossa abordagem para implementação da gestão de processos em nosso clientes, visitando inclusive um deles. Tendo visto coisas diferentes do que ele já conheceu ao redor no mundo,  Derek se propôs a utilizar algumas de nossas ferramentas de trabalho em seus próprios projetos. Nosso objetivo comum é poder compartilhar metodologias de trabalho visando sempre desenvolver formas eficientes e eficazes para a implementação da gestão de processos.

Termino este post acreditando cada vez na força e eficácia da gestão de processo para as empresas e parafraseando um ponto colocado pelo Derek em nossas conversas:

O importante não é a organização só fazer bem a gestão de seus processos, mas sim usar bem seus processos para gerenciar o negócio como um todo.

Até mais. Bom trabalho!!!

Publicado em BPM. Leave a Comment »

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: