Feliz 2008 (cheio de processos)

Por Maurício Santos, ProcessMind

Mais um ano que se inicia com a esperança que os negócios possam gerar melhores resultados do que no ano anterior.  E cada vez mais, com a esperança que os processos sejam mais eficazes e eficientes para que os resultados melhorem.

Durante 2007 pudemos perceber claramente (por demandas internas, conversas com colegas, leitura de artigos etc) a preocupação e conscientização crescentes das empresas (no Brasil e no exterior) de que a melhoria de seu negócio passa pela mehoria dos seus processos. A maioria ainda não sabe direito como fazer isto, como começar, mas sabe que não pode mais adiar o início de um trabalho sério de gestão por processos.

O que acaba acontecendo é uma avalanche de iniciativas de processos em paralelo (redesenho, automação, 6 Sigma, ISO etc) que, se não forem bem administradas, podem mais atrapalhar o desempenho das empresas ao invés de melhorá-lo.  Como diz Paul Harmom em seu último artigo, a Gestão por processos não é uma coisa única, mas sim uma coleção de técnicas e ferramentas com o objetivo de auxiliar a empresa nos seus processos de mudança e melhoria.

Como já falamos em outros posts, as palavras-chave serão sempre PLANEJAMENTO, FOCO e PRIORIZAÇÃO.

Planejamento para se saber aonde se quer chegar com a gestão por processos e o que se espera de resultados no curto, médio e longo prazos. Foco para não abrir diversas iniciativas em paralelo sem obter resultados em nenhuma. E Priorização de processos e ações de melhoria para se utilizar melhor os recursos disponíveis garantindo o sucesso do trabalho.

Cada empresa tem sua realidade. E para cada realidade deve-se definir qual o melhor caminho a se seguir. Mas continuamos acreditando que a visão por processos é uma das melhores maneiras para se gerenciar um  negócio.  E 2008 poderá ser um ótimo ano para que isto comece (ou se consolide) nas empresas.

 Boa  sorte !!!

Publicado em BPM. Leave a Comment »

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: