Os Valores da Gestão por Processos

Por Maurício Santos, ProcessMind

Desta vez não vou falar dos valores financeiros que um programa de processos pode gerar para a empresa. Mas sim dos valores que devem estar presentes no trabalho e na equipe de processos:

Comprometimento, Persistência, Trabalho em Equipe, Respeito

Pode parecer chavão, mas se estes valores não permearem um trabalho de processos, seja qual for a sua natureza, o sucesso estará comprometido. Como já falei em outro post, o elemento mais importante em trabalho de processos não é a metodologia de mapeamento ou a tecnologia de automação dos processos, mas sim as pessoas envolvidas no trabalho. E este valores devem ser a base para que as pessoas ajudem a chegar nos resultados esperados.

COMPROMETIMENTO com o programa de processos e seus objetivos traçados, que só se consegue quando as pessoas acreditam que aquilo pode dar certo e melhorar não só os resultado da empresa, mas também o seu dia-a-dia no trabalho. Comprometimento não só dos analistas de processo mas também, e principalmente, dos gestores e usuários dos processos, que na prática é quem fazem as mudanças acontecerem.

PERSISTÊNCIA para continuar a realizar as atividades da gestão por processos mesmo quando alguns reveses acontecem. E não são poucos. O trabalho de processos, por sua natureza, envolve mudança de cultura, visão de longo prazo, melhoria contínua. As melhorias de curto prazo (quick wins) são importantes mas sempre com o olhar nos objetivos maiores do trabalho de processo.

TRABALHO EM EQUIPE. Mais um chavão importantíssimo. O trabalho de processos não é de responsabilidade única da área de processos ou de somente uma área isolada da empresa. Ele é uma iniciativa corporativa na qual cada área deve dar sua parcela de contribuição. O trabalho de processo existe para quebrar as barreiras ou feudos dentro da empresa e não para criá-los.

RESPEITO pelas idéias, posições e contribuições dos outros. Sendo um trabalho em equipe, deve-se sempre buscar o consenso das opiniões para se chegar ao melhor desenho para um processo e melhorias desejadas. Respeito ajuda nas sessões de mapeamento, nas validações com a direção e nas implementações de cada melhoria.

Com certeza existem outros valores tão ou mais importantes que estes, mas nos projetos que trabalhei sempre procurei fazer com que este estivessem presentes, o que já é um bom desafio. Acho que é um bom começo e garantia de sucesso.

Publicado em BPM. 1 Comment »

Uma resposta to “Os Valores da Gestão por Processos”

  1. Marcos Yonamine Says:

    Antes de tudo parabens pelo BLOG, esta bem estruturado, com conteudo pertinente.

    Realmente os valores mencionandos (dificeis de encontrar todos ao mesmo tempo), são a marca nao so de projetos de BPM,mas de qualuquer projeto.

    Utilizo o conjunto fr ferramentas da Oracle (SOA Suite), para fazer a implementação dos processos de BPM (para modelagem uso BPA Business Process Architech[ARIS toolset]), sou implementador de automação e nao de processos de negócio, tem algum exemplo onde possa utilizar meus conhecimentos?

    Atenciosamente


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: