A Sustentabilidade da Gestão de Processos

Por Maurício A. Santos, ProcessMind

Aproveitando o dia do meio ambiente e o tema relacionado tão recorrente e importante como a sustentabilidade do nosso planeta, me ocorreu falar um pouco também de um tema similar, importante dentro do contexto da gestão empresarial e do assunto que tratamos neste blog: a importância de se garantir a sustentabilidade do trabalho de gestão de processos deste o início de sua implementação.

A gestão de processos sempre deve ser encarada como um programa contínuo de trabalho e gestão e não somente como um projeto com início, meio e fim. Se não for conduzida com esta visão, a tendência de se tornar um modismo dentro da empresa e logo ser esquecida ao sinal de um primeiro tropeço é grande. E muito esforço e investimento terão sido gastos sem o retorno esperado.

Por outro lado, se o programa de gestão de processos tiver o apoio e estrutura devidos, a chance de sucesso e, conseqüentemente, de melhoria dos resultados do negócio são crescentes. A meu ver alguns pontos devem ser considerados de forma a garantir a sustentabilidade do programa:

1. ESTRUTURA PRÓPRIA E IMPARCIAL: assim como RH, TI ou Finanças, a gestão de processos também deve ter uma equipe fixa (coordenadores e analistas), preocupada com o planejamento e condução de todas as atividades inerentes ao trabalho. De preferência, esta equipe, ou área, deve se reportar diretamente à alta direção da empresa e não a uma outra área específica como as citadas acima. Normalmente a gestão de processos deve ser conduzida junto com as atividades da gestão da qualidade.

2. VISÃO HOLÍSTICA: o termo pode ser complicado mas expressa a necessidade de se olhar a gestão de processos não só como uma atividade de análise e revisão de processos, mas também com o foco na implantação de melhorias, automação dos processos e análise de desempenho por indicadores bem definidos. Sempre com a visão do todo, isto é, de todos os processos da empresa e não somente de uma área isolada.

3. PLANEJAMENTO E VISÃO DE LONGO PRAZO: sem um olhar para os objetivos de médio e longo prazos esperados para o programa, pode-se cair na tentação do imediatismo pela busca de grandes resultados a curto prazo e este imediatismo pode levar à frustração caso os resultados não apareçam logo. Cabe à equipe de processo administrar a ansiedade da empresa e manter a visão nos objetivos traçados.

4. IMPLEMENTAÇÃO CONTÍNUA: complementar ao item anterior, é importante que os resultados apareçam, por menores que sejam, desde o início do trabalho. Mesmo que apenas pequenas mudanças nos processos a priori, estas implantações ajudam a dar ânimo aos usuários e à empresa e trazer apoio para alcançar os objetivos de longo prazo desejados.

5. BUSCA PELO COMPROMETIMENTO: assunto quase redundante e sempre repetido. Enquanto a gestão de processos for encarada como algo somente “da equipe de processos”, sua sustentabilidade está ameaçada. As pessoas precisam ser envolvidas no trabalho de processos, conhecer os conceitos e aprender que o trabalho sob uma visão de processos pode ajudar no seu dia-a-dia, desde que bem conduzido.

Poderia enumerar outros pontos – priorização, processos pilotos, automação, persistência etc – mas, como disse no início, a preocupação é não deixar que a gestão de processos passe somente como um “novo modismo de gestão inventado por alguns dentro da empresa para se promover”.

É um trabalho de todos e para todos que, se for bem realizado, trará resultados benéficos para a empresa e por conseqüência para toda a equipe. A sustentabilidade no futuro começa com as ações no presente. Bom trabalho.

Uma resposta to “A Sustentabilidade da Gestão de Processos”

  1. Programa De Erp Benefits | Actual Percentil Says:

    […] A Sustentabilidade da Gestão de Processos | The BPM … – Jun 05, 2007 · Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada. Junte-se a 50 outros seguidores… […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: