Por quê Implantar a Gestão de Processos na minha Empresa?

Por Maurício A. Santos, ProcessMind

Se, ao ler a pergunta acima, você pensou em respostas como:

  • Porque as pessoas tem falado muito nisso e deve ser uma boa idéia…, ou
  • Porque outras empresas estão implantando e eu não posso ficar para trás…

Talvez seja melhor nem começar o trabalho. Se, por outro lado, você pensou na alternativa:

  • Porque com a gestão de processos eu vou ajudar meu negócio a crescer de forma sustentável!!!

Então sim, está na hora de começar a planejar a implantação do programa. Na verdade, a gestão de processos deve ser entendida como um grande aliado para a gestão do próprio negócio. Mais do que ser uma disciplina para mapeamento e redesenho de processos e fluxos de atividades, a gestão de processos ajuda a definir ações para melhoria dos processos, seja através de ferramentas de automação ou não. Além disso, ao definir indicadores de desempenho para cada um dos processos, a empresa passa a contar com um sistema de medição eficaz para medição e análise dos resultados do negócio. Porém, a gestão de processos deve ser vista como um programa de longo prazo (embora gere também resultados imediatos), para que se torne algo consistente e duradouro.

Assim como definimos uma estrutura de Recursos Humanos para fazer a gestão das pessoas na empresa, ou o Financeiro para gestão do capital, ou Informática para gestão da ferramentas de tecnologia, também a gestão de processos exige que se monte uma estrutura na empresa que garanta a sua implantação e continuidade. Gestão de Processos não é um projeto isolado, mas um programa de gestão.

Qual o objetivo da Gestão de Processos? Quais as regras e premissas de trabalho? Qual a equipe necessária? Quais atividades serão realizadas e como? Como divulgar o programa?

Esta e outras perguntas devem e podem ser respondidas. Uma vez estruturada a gestão de processos, começa-se então a execução das atividades planejadas. Sempre priorizando os trabalhos em processos que poderão trazer a melhor relação custo/benefício ao negócio.

Como fazer esta priorização vai depender da realidade da empresa, das suas estratégias e do grau de maturidade e desempenho dos processos. No próximo post falamos mais sobre isto.

Publicado em BPM, Estratégia. 3 Comments »

3 Respostas to “Por quê Implantar a Gestão de Processos na minha Empresa?”

  1. Marcelo Luiz Silva Says:

    Conforme o acima exposto, quando, em que momento devemos implantar a gestão de processo em uma empresa de médio porte.

  2. Maurício Affonso dos Santos Says:

    Ola Marcelo,
    Sempre é o momento de se iniciar o trabalho de gestão por processos, independente do porte da empresa!
    O que difere é que, de acordo com suas necessidades estratégias e os recursos (tempo e dinheiro) disponíveis, pode-se iniciar o trabalho de forma piloto (em um macro-processo somente, por exemplo), ou então já pensando em trabalhar toda a gestão da empresa sob a ótica por processos.
    Um abraço.

  3. Anderson Rocha Says:

    Complicado afirmar desta forma: Porque com a gestão de processos eu vou ajudar meu negócio a crescer de forma sustentável!!! Existem muitas variáveis que podem apontar para problemas que não são necessariamente os processos. Pode ser por exemplo, problema na definição do planejamento no escopo do projeto e não necessariamente em sua execução ou planejamento do processo. Minha sugestão é delimitar a frase, se deixar muito abrangente pode causar equívocos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: