A Gestão de Desempenho dos Processos e os Indicadores Estratégicos

por Luis Fernando Cossi, ProcessMind

Um tema que tem sido muito recorrente ultimamente para a alta direção das empresas é como conciliar os indicadores estratégicos, e ou mesmos táticos, advindos principalmente de iniciativas do BSC – Balanced Scorecard, com os indicadores de performance dos processos, formatados a partir de iniciativas de Gestão de Processos.

Este alinhamento tem se mostrado muito crítico, pois é fundamental que as iniciativas e ações ligadas às estratégias e aos processos estejam convergindo para resultados sinérgicos. Há uma tendência natural em tratar os indicadores estratégicos em um nível mais alto, impondo-lhes uma característica mais de resultado do negócio, e os indicadores de processo com uma característica mais operacional, ou seja, mais ligados a eficiência em si.

O gestor tende a concluir que trabalhando os indicadores dessa forma o tão esperado alinhamento estará equacionado, porém tanto os indicadores estratégicos devem estar equilibrados para mostrar tendências (drivers), quanto os indicadores de processos devem mostrar resultados (eficácia), permitindo aos gestores uma melhor análise crítica do negócio.

Uma forma bastante interessante de conciliar os sistemas de indicadores é ponderar os indicadores de performance de processos dentro de objetivos estratégicos do tipo “Aumentar a Performance dos Processos” ou “Buscar a Excelência Operacional”, da perspectiva Processos Internos do BSC, de modo que os indicadores de eficácia e eficiência da Gestão de Processos estejam de fato contribuindo para o atingimento dos objetivos estratégicos, e consequentemente com a missão e a visão de futuro da empresa.

Publicado em BPM, Estratégia. 7 Comments »

7 Respostas to “A Gestão de Desempenho dos Processos e os Indicadores Estratégicos”

  1. Tales Costa Says:

    É isso mesmo. Os indicadores dos processos não podem ser vistos apenas como operacionais ou de desempenho, eles precisam apontar também para os objetivos estratégicos.

    Afinal, as iniciativas e ações ligadas às estratégias devem se refletir nos processos para se poder efetivamente alcançar os objetivos propostos.

  2. carloa pina Says:

    Gostaria imenso de obter a vossa ajuda na determinação de indicadores objectivos para os processoas de gestão, bem como a sua medição.

  3. Marcio Rodrigues Louro Says:

    Srs,
    Na minha opinião nos indicadores de processos, independente que sejam operacionais ou de desempenho, deveria ser registrado a sua contribuição para a empresa, ou melhor, quanto custa e o que contribui para o resultado. Como tenho notado vários indicadores apenas informam relações de certo ou errado e o que necessitamos fazer para correção. Não encontramos nada que informe a sua contribuição efetiva para a empresa. Sinto que precisamos mudar o foco dos indicadores, uma vez que, a cada minuto a relação custo x benefício fica mais apertada e as empresas que não possuírem o controle desta equação ficarão perdendo mercado até chegar ao esgotamento, ou melhor, despedida.

  4. Elcilene Rocha Says:

    Os indicaodres faz-se necessario no sistema de gestão da qualidade, as empresas precisam adaptassem as mudanças de mercado, hoje em dia não esperamos mais um ano para sebermos como está nosso processo, essas informações devem der geradas diariamente.

  5. Silvana Amarante Says:

    Eu gostaria de mais informações quanto ao indicadores de processo, trabalho em uma pequena empresa que presta serviços de alta frequencia e serigrafia para calçados. A empresa ainda não possui nenhum controle, registrado, por isso gostaria de saber por onde e como posso começar a levantar dados gerar indicadores.
    Obs: sou totalmente leiga no assunto.

  6. Wanderson Luiz Clemente Says:

    Eu tenho alguma coisa sobre o assunto, se alguem se interressar mantenha contato pelo meu email: wluizster@gmail.com

  7. vinicius Says:

    Eu curso Administração e gostaria de obter auxílio sobre o assunto ” Processos e Indicadores” de uma empresa no setor de Gestão de Pessoas, se for possível, algumas referências…
    Pois estou afastado das aulas, porém cursando a distância, tendo então que executar este trabalho.
    Muito obrigado.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: