Por Sandra Rosas, Analista de Processos, ProcessMind
Dando continuidade ao tema “Sessão de Mapeamento de Processos” iniciado na Parte 1 deste artigo, a seguir discutimos algumas ferramentas utilizadas durante as sessões, algumas aplicações das informações coletadas e o posicionamento da sessão de mapeamento no contexto geral da organização.
Aplicação, Finalidade e contribuição das Sessões de Mapeamento de Processos para a Organização.
O Mapeamento de Processo é um meio e não um fim.
Além das informações que irão identificar e definir os processos em sua finalidade, regras, métodos de execução, abrangência e posicionamento organizacional (cliente e/ou fornecedor), as sessões de mapeamento poderão oferecer à área de tecnologia, informações sobre os relacionamentos entre os processos da organização e as entidades externas à esse processo, controles necessários e indicadores de desempenho, contribuindo desta forma para a automação do processo.
De acordo com a finalidade ou aplicação do mapeamento, grupos de informações poderão ser gerados, os quais podemos classificar quanto ao seu relacionamento com a estratégia e as diretrizes da empresa. Definimos então escopos para as sessões de mapeamento conforme seu objetivo.
a) Sessão Mapeamento Gerencial
Sessão na qual os participantes e o foco das informações e definições estão em níveis tático-estratégicos como, por exemplo: objetivo do processo, indicadores de desempenho, controles internos, principais desafios, além da visão das interfaces entre os sub-processos e o relacionamento cliente-fornecedor com os demais processos da empresa.
As informações coletadas deverão ser registradas em ferramenta apropriada em conjunto com os participantes da sessão e servirão de subsídios para o entendimento das características / requisitos gerenciais e mapeamento operacional do processo.
b) Mapeamento Operacional
Utiliza-se a mesma metodologia do mapeamento gerencial, entretanto com participantes que atuam na operação do processo. Nesta sessão o foco estará em identificar: regras e premissas de execução, entradas e saídas, clientes e fornecedores (internos e externos), papéis envolvidos e recursos utilizados (documentos, relatórios e sistemas), além das oportunidades de melhoria e pontos de alerta.
As informações coletadas deverão ser registradas em ferramenta apropriada em conjunto com os participantes da sessão e possibilitarão o desenho do diagrama e descrição das atividades do processo.
Podemos citar como exemplo de ferramenta para registro de informações o instrumento criado e aplicado pela ProcessMind, que consiste em formulários interativos e flexíveis, preenchidos em conjunto com os participantes durante as Sessões de Mapeamento. De forma estruturada e visualmente intuitiva as principais informações necessárias para o entendimento e gerenciamento do processo em estudo são registradas nesta ferramenta.
Estas ferramentas chamamos de Mapas Gerencial e Operacional do Processo, além do Mapa de Interfaces onde são representadas as interações entre os subprocessos do processo mapeado com os demais processos e entidades da empresa.
Concluídas as sessões de mapeamento (Gerencial e Operacional), o processo estará desdobrado no seu nível mais operacional, e justificando a afirmação de que o Mapeamento de Processo é um meio e não um fim, como produto dessas sessões teremos recursos que viabilizarão frentes de trabalho como: gestão das oportunidades de melhoria, gestão da automação do processo e a gestão do desempenho do processo propriamente dito.
Representamos no diagrama abaixo, as Sessões de Mapeamento, quanto às suas fases e escopos no contexto geral da organização.
2009-05-14 às 11:39
Bom dia.
Eu gostaria saber. Qual o impacto que causa numa empresa o mapeamento de processos.
Agradeço a sua ajuda.
2009-06-24 às 11:39
A parte 1 e 2 do artigo sobre mapeamento de processos são muito bons e para melhorá-lo, sugiro inserir nos mesmos modelos diversos resultado de um processo mapeado.
2009-06-26 às 08:30
Ola Marluce,
Obrigado pelo comentário.
Como são informações de clientes, não colocamos exemplos no post. Mas vou ver se consigo inserir algum modelo nos proximos.
Um abraço,
Maurício