Definição de uma Sessão de Mapeamento de Processos – Parte 2

Por Sandra Rosas, Analista de Processos, ProcessMind

Dando continuidade ao tema “Sessão de Mapeamento de Processos” iniciado na Parte 1 deste artigo, a seguir discutimos algumas ferramentas utilizadas durante as sessões, algumas aplicações das informações coletadas e o posicionamento da sessão de mapeamento no contexto geral da organização.

Aplicação, Finalidade e contribuição das Sessões de Mapeamento de Processos para a Organização.

O Mapeamento de Processo é um meio e não um fim.

Além das informações que irão identificar e definir os processos em sua finalidade, regras, métodos de execução, abrangência e posicionamento organizacional (cliente e/ou fornecedor), as sessões de mapeamento poderão oferecer à área de tecnologia, informações sobre os relacionamentos entre os processos da organização e as entidades externas à esse processo, controles necessários e indicadores de desempenho, contribuindo desta forma para a automação do processo.

De acordo com a finalidade ou aplicação do mapeamento, grupos de informações poderão ser gerados, os quais podemos classificar quanto ao seu relacionamento com a estratégia e as diretrizes da empresa. Definimos então escopos para as sessões de mapeamento conforme seu objetivo.

a) Sessão Mapeamento Gerencial

Sessão na qual os participantes e o foco das informações e definições estão em níveis tático-estratégicos como, por exemplo: objetivo do processo, indicadores de desempenho, controles internos, principais desafios, além da visão das interfaces entre os sub-processos e o relacionamento cliente-fornecedor com os demais processos da empresa.

As informações coletadas deverão ser registradas em ferramenta apropriada em conjunto com os participantes da sessão e servirão de subsídios para o entendimento das características / requisitos gerenciais e mapeamento operacional do processo.

b) Mapeamento Operacional

Utiliza-se a mesma metodologia do mapeamento gerencial, entretanto com participantes que atuam na operação do processo. Nesta sessão o foco estará em identificar: regras e premissas de execução, entradas e saídas, clientes e fornecedores (internos e externos), papéis envolvidos e recursos utilizados (documentos, relatórios e sistemas), além das oportunidades de melhoria e pontos de alerta.

As informações coletadas deverão ser registradas em ferramenta apropriada em conjunto com os participantes da sessão e possibilitarão o desenho do diagrama e descrição das atividades do processo.

Podemos citar como exemplo de ferramenta para registro de informações o instrumento criado e aplicado pela ProcessMind, que consiste em formulários interativos e flexíveis, preenchidos em conjunto com os participantes durante as Sessões de Mapeamento. De forma estruturada e visualmente intuitiva as principais informações necessárias para o entendimento e gerenciamento do processo em estudo são registradas nesta ferramenta.

Estas ferramentas chamamos de Mapas Gerencial e Operacional do Processo, além do Mapa de Interfaces onde são representadas as interações entre os subprocessos do processo mapeado com os demais processos e entidades da empresa.

Concluídas as sessões de mapeamento (Gerencial e Operacional), o processo estará desdobrado no seu nível mais operacional, e justificando a afirmação de que o Mapeamento de Processo é um meio e não um fim, como produto dessas sessões teremos recursos que viabilizarão frentes de trabalho como: gestão das oportunidades de melhoria, gestão da automação do processo e a gestão do desempenho do processo propriamente dito.

Representamos no diagrama abaixo, as Sessões de Mapeamento, quanto às suas fases e escopos no contexto geral da organização.

Sessão de mapeamento de processos no contexto da organização

Publicado em BPM. 3 Comments »

3 Respostas to “Definição de uma Sessão de Mapeamento de Processos – Parte 2”

  1. Victor Zapata Says:

    Bom dia.

    Eu gostaria saber. Qual o impacto que causa numa empresa o mapeamento de processos.

    Agradeço a sua ajuda.

  2. marluce camargo Says:

    A parte 1 e 2 do artigo sobre mapeamento de processos são muito bons e para melhorá-lo, sugiro inserir nos mesmos modelos diversos resultado de um processo mapeado.

  3. Mauricio Says:

    Ola Marluce,

    Obrigado pelo comentário.
    Como são informações de clientes, não colocamos exemplos no post. Mas vou ver se consigo inserir algum modelo nos proximos.

    Um abraço,

    Maurício


Deixe um comentário