Modelos de Gestão por Processos

Por Maurício A. Santos, ProcessMind

Uma das primeiras atividades quando se inicia um trabalho de Gestão por Processos em uma organização é entender como esta empresa pode ser visualizada sob uma ótica dos seus principais processos. Em outras palavras, construir o modelo de gestão da empresa não pelos departamentos da empresa, mas sim pelo conjunto de processos existentes na mesma. Para isto é preciso antes compreender qual o modelo de valor da empresa, isto é, qual a forma que a empresa organiza seus processos para entregar seus produtos e/ou serviços aos clientes. Acredito que existem três formas de se enxergar o modelo de negócios da organização a partir de uma visão por processos (vide Figura – Modelos de Gestão por Processos).

A forma mais comum de se desenhar é o modelo de Cadeia de Valor, criado por Michael Porter e bastante estudado e detalhado atualmente, principalmente pelo Value Chain Group. Segundo este modelo, os principais processos da empresa estão relacionados dentro de uma visão de causa e efeito, com o intuito de entregar ao cliente os produtos e/ou serviços da empresa. Estes processos, também chamados processos-chave ou processos de negócio, cobrem desde a venda do produto, passa pela sua produção e termina com a entrega do produto e/ou com a prestação de serviço ao cliente. Os demais processos da empresa, dão suporte para que a mesma seja gerenciada e controlada da melhor maneira possível.

Este modelo, porém, é bastante válido quando pensamos em uma empresa com foco estritamente industrial, na qual é bem clara a relação sequencial entre a venda, compra de insumos, fabricação, distribuição e serviço pós venda. Quando pensamos em uma empresa de serviços o modelo de Cadeia de Valor não é tão lógico e podemos pensar no modelo de gestão por processos sob duas outras óticas:

Rede de Valor: muito comum em empresas que prestam um serviço contínuo aos seus clientes e, desta forma, gerenciam este relacionamento normalmente definido por um contrato de fornecimento. Por exemplo, empresas do setor financeiro, telefonia, serviços públicos entre outras. Os processos principais da empresa estão relacionados a esta prestação de serviço (por exemplo Administração de conta corrente) e, por consequencia, também com a administração da infra estrutura necessária para que o serviço seja realizado com qualidade (por exemlo, todos os sistemas e tecnologia para que as informações bancárias sejam seguras e precisas)

Projetos de Valor: modelo de gestão bastante aderente para as empresas que prestam serviços relacionados a implantação de um projeto, seja ele relacionado a um serviço ou mesmo um produto específico. Estamos falando aqui em empresas de consultoria, agências de publicidade ou promoção, construção de navios, projetos de infra estrutura entre outros. Para cada projeto a ser entregue, é preciso uma nova etapa de planejamento e desenho do que será realizado, seguido por uma gestão eficaz da implantação do projeto e a medição dos resultados alcançados.

Mais detalhes sobre estes dois modelos podem ser vistos no paper Configuring Value For Competitive Advantage: On Chains, Shops anda Networks, dos autores Fjesdstad e Stabell.

O ponto comum entre os três modelos de gestão é que sempre vão existir processos de apoio que garantem a gestão da empresa, bem como existem processos corporativos (estratégicos). A forma de se enxergar o negócio principal da empresa (core business) é que muda.

De qualquer maneira, não importa o modelo, o importante é que se consiga entender todos os processos da empresa e seu relacionamento, antes de se partir para as atividades de mapeamento e automação. A partir disto se consegue fazer uma efetiva Gestão do Portfólio dos Processos, priorizando-se as ações de análise, melhoria e automação dos mesmos.

About these ads

2 Respostas to “Modelos de Gestão por Processos”

  1. carina Says:

    trabalho de conclusao

  2. Gustavo Gomez Says:

    Si desean convertir sus modelos de BPMN en aplicaciones ejecutables, recién liberamos la versión BizAgi Xpress al mercado.Visiten nuestro sitio web http://www.bizagi.com, descárguela y viva la experiencia del poderío y simplicidad de uso de BizAgi Xpress; esta versión provee funcionalidad de categoría corporativa a un precio muy económico.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 47 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: